Blog

Postura corporal e as novas tecnologias

junho de 2016 - Por LS Arquitetura

Em muito pouco tempo, as atividades de trabalho dentro de um escritório se tornaram em sua maioria ou exclusivamente dependentes da tecnologia. Arquivos, formulários, processos e pesquisas: todo material encontra-se disponível digitalmente. Isto nos poupa diariamente muito tempo e, inclusive, espaço físico de armazenamento.


Foto: Projeto Sala Multidisciplinar (ver projeto)




No entanto, a renovação constante da tecnologia, nos trouxe um problema relacionado a postura corporal. Trabalhar em um escritório, não envolve mais apenas o como sentar-se ao computador, mas como usar os dispositivos móveis. Segundo a McKinsey Global Institute, as pessoas gastam 28% do tempo semanal de trabalho navegando pela internet e checam suas mensagens 74 vezes por dia.


Imagem: Posture Support in a Changing Workplace – Steelcase



É muito importante que as cadeiras das estações de trabalho possuam braços reguláveis, bem como outras articulações que se adaptem ao cada usuário. Isto garante que não levantemos os ombros para apoiá-los sobre a mesa.



Imagem: Posture Support in a Changing Workplace – Steelcase




Os monitores de computadores devem acompanhar a altura dos olhos. Por isso, é preciso atenção no uso frequente de notebooks, uma vez que possuem suas telas acopladas ao teclado. Há suportes no mercado para levantar e inclinar o equipamento, sem afastar os seus cotovelos da mesa.

A postural corporal está diretamente ligada ao nível de concentração pretendido. Não deixe que isto te atrapalhe! A mobilidade digital nos espaços de trabalho pode agilizar muitas tarefas, mas não podemos limitar a nossa mobilidade corporal, que é a mais importante.




  • Leia outros artigos