Projetos | ResidenciAIS | Ciranda das Andorinhas

Ciranda das Andorinhas

Projeto de arquitetura para residência unifamiliar de baixo custo, São José dos Campos-SP | 2016

Projeto social: Andréa Mourão, Laila Siqueira e Silvia Rocha
Arquitetos colaboradores: Nathalie Ferraz e Glauco Coriolano

O projeto social Ciranda das Andorinhas teve como idealizadora a psicóloga Andréa Mourão, intencionada a ajudar uma família com 5 filhos a ter uma residência concreta e mais segura no Assentamento Nova Esperança em São José dos Campos.
Sustentabilidade, materiais brutos ou sem acabamento, re-uso da água da chuva, luz natural e fossa ecológica, foram os temas enfrentados no projeto de arquitetura.
A casa foi elaborada com uma estrutura de blocos de cimento que, além das vedações da casa, cumprem as funções estruturais. A caixilharia frontal, previu reaproveitar a madeira existente do barraco que hoje a família reside criando janelões que se abrem para a face Norte da implantação.
A divisão interna, se esforçou para que fosse garantida a privacidade entre as pessoas, sem perder a habitual união e interação entre eles. Organizou-se a casa em 2 setores: social e serviços. O primeiro ficou com os quartos e sala de estar e jantar, enquanto o segundo, recebeu a cozinha, área de serviço, banheiro e oficina.

De fora, é possível perceber a setorização interna da residência, através de sua arquitetura. As 2 águas do telhado desencontradas revelam os usos dos espaços e ainda abre espaço para uma iluminação natural permanente.

Galeria de imagens do projeto

Outros PROJETOS RESIDENCIAIS